Reunião de debate sobre a proposta de alteração na estrutura organizacional da RFB

0

Nessa quarta-feira (4/10), ocorreu uma reunião inédita para debater a proposta de alteração na estrutura organizacional da Receita Federal. O evento contou com a participação do superintendente Antonio Henrique Lindemberg, dos superintendentes-adjuntos Enio Motta e Marcos Flores, e de Delegados Sindicais.

Pela DS Brasília, participaram o presidente e vice-presidente, George Alex de Souza e Antonio Elias de Oliveira Costa.

A iniciativa de convidar as delegacias sindicais para esse debate foi elogiada, pois nunca antes a superintendência havia tomado tal medida. A reunião é de extrema importância, uma vez que diz respeito ao aperfeiçoamento da estrutura e do funcionamento da Receita Federal.

Os participantes reconheceram a oportunidade de contribuir efetivamente para melhorar aspectos que não estão funcionando adequadamente, seja devido à falta de estrutura ou à distribuição de competências. O superintendente Lindenberg esclareceu que a alteração na estrutura não implica a redução de funções, mas sim uma reorganização para melhor funcionamento.

Representantes de diversas unidades, tanto do Sindifisco quanto do Sindireceita, estiveram presentes na reunião. Foi destacado que há um prazo até o dia 13 de outubro para encaminhar manifestações e sugestões.

O presidente da DS Brasília, George de Souza, elogiou a iniciativa e sugeriu que haja uma reunião com a superintendência e outras unidades da Receita, para que as sugestões apresentadas não se percam e obtenham o apoio das partes envolvidas no processo de decisão. O diálogo com a Copav, subsecretarias e a cúpula do órgão foi enfatizado como fundamental para que as sugestões e aperfeiçoamentos tenham efetividade.

Já o vice-presidente, Antonio Elias, externou sua opinião quanto ao distanciamento da Instituição RFB dos contribuintes, citando como exemplo a extinção do “Plantão Fiscal” da DRF/Brasília, que não retornou após a pandemia. Ele externou que vários colegas aposentados reclamam dessa situação, por não poderem resolver suas pendências na repartição. O superintendente concordou com as ponderações e pontuou que existe uma falha na comunicação da instituição com o contribuinte.

Visando ao aproveitamento máximo desta iniciativa inédita, a DS Brasília propõe um encontro com os colegas para discutir os possíveis aperfeiçoamentos ao RI, na próxima quarta-feira (11/10), às 9:00, na sede da DS.