Auditores-Fiscais fazem ato público no Ministério da Fazenda

0

Auditores-Fiscais de todo o Brasil protagonizaram um marcante ato público nesta terça-feira (14), em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília. O motivo central dessa mobilização foi a demanda pela alteração do texto do Decreto 11.545/2023 e pelo pleno cumprimento do Plano de Aplicação do Fundaf/2024, conforme estipulado na Portaria 727/2023, assinada pelo ministro Fernando Haddad.

O ato público, promovido pelo Sindifisco Nacional, representa uma das ações previamente aprovadas em Assembleia Nacional pelos Auditores-Fiscais. Este acontecimento está inserido no calendário de mobilização, que, por sua vez, deliberou pelo início de uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 20 deste mês.

Antonio Elias Oliveira Costa, vice-presidente da DS Brasília, esteve presente no ato público e aproveitou para convocar os colegas para unir-se em prol da valorização da categoria. “A arrecadação já vem caindo, resultado da nossa mobilização. O governo sabe que o arcabouço fiscal depende do trabalho dos auditores. Tenho a confiança de que o governo vai nos atender. Colegas, vamos em prol da nossa valorização”, disse.

Ao longo deste semestre, já foram realizados aproximadamente dez atos públicos em diferentes localidades do país. O calendário de mobilização estabelece, para esta semana, uma operação-padrão na Zona Primária e um apagão na Zona Secundária, de segunda a sexta.

Ainda na tarde desta terça-feira (14), representantes dos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) se reunirão para discutir a pauta reivindicatória dos Auditores-Fiscais. Logo após, a administração da Receita Federal receberá uma comissão do Sindifisco Nacional, composta pela Direção Nacional, Comando Nacional de Mobilização e Conselho de Delegados Sindicais.

A agenda desses encontros foi definida durante o ato público da manhã desta terça-feira, que contou com a participação de cerca de 200 Auditores-Fiscais de todo o Brasil. Notavelmente, pela primeira vez desde o início da mobilização, o secretário especial da Receita, Robinson Barreirinhas, e o secretário-executivo do ministério, Dário Durigan, abandonaram seus gabinetes para dialogar diretamente com os representantes dos Auditores-Fiscais.

Este ato público se insere em uma intensa agenda de mobilização da categoria. Cerca de 400 Auditores-Fiscais estão em Brasília durante esta semana, participando ativamente do Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Conaf), fortalecendo o movimento em prol de suas reivindicações.