Café com Política realizado nesta quinta-feira (27) contou com a presença do senador Izalci Lucas

0

Como forma de estreitar laços com parlamentares, a Delegacia Sindical de Brasília realizou nesta quinta-feira (27) o segundo Café com Política, evento voltado a discutir com parlamentares do DF os temas de interesse nacional relacionados ao trabalho dos auditores-fiscais. Neste encontro, a DS Brasília recebeu o senador Izalci Lucas.          

Estavam presentes na mesa, juntamente com o senador Izalci Lucas, o secretário geral da Unafisco, Pedro Delarue, o presidente de assuntos parlamentares da DS Brasília, Luiz Gonçalves Bomtempo e o presidente da DS Brasília, George Alex de Souza. 

 Dentre os temas apresentados e ressaltados, foi citado a reforma tributária, que tem o objetivo de unificar cinco tributos – IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS  – em um único Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

O presidente da DS, George Souza, fez uma apresentação sobre o assunto e aproveitou para destacar as premissas que devem balizar o debate: simplificação, manutenção da carga, desoneração do consumo, fortalecimento do pacto federativo e melhoria da relação entre o fisco e o contribuinte. Com relação a este último, ressaltou a importância de se aproveitar o momento de discussão para pensar em como separar o bom e o mau contribuinte, tratando cada um deles de acordo com seus comportamentos.

Uma das formas de fortalecer as administrações tributárias é contemplar o texto que, já previsto na PEC 110, prevê que uma lei complementar que disporá sobre deveres, prerrogativas e garantias dos auditores e, a partir disso, criar um arcabouço jurídico que proteja a atuação da categoria na missão de fazer cumprir a legislação tributária.