Manifesto da 1ªRF

Prezados Superintendentes Antônio, Erivelto e Jordão.
No momento, não existe outro assunto com maior prioridade para a Receita Federal do que a recomposição do vencimento básico e implementação de auxílio saúde, nos mesmos moldes concedidos a outras carreiras de Estado, como AGU/PGFN e DPF.
Diante da recente manifestação pública do MGI excluindo a carreira de auditoria da RFB do reajuste geral do funcionalismo público, nós, Delegados e Delegados Adjuntos da RFB na 1ªRF, abaixo elencados, vimos externar nosso profundo descontentamento.
Não se trata apenas de uma questão de recomposição salarial, mas – também – do desprestígio do órgão Receita Federal do Brasil, o que é inaceitável!
Cabe colocar que estamos num crescente movimento de entrega de cargos de chefias, o que compromete de maneira direta a gestão das Unidades. Lembramos que essas chefias são ocupadas por colegas de imenso comprometimento com o órgão e a perda desses colegas causará prejuízos irreparáveis à Receita Federal do Brasil.
A situação atual da Casa não se mede apenas pelo número de auditores que assinam greve na folha de ponto, mas pelo crescente clima de descontentamento e letargia que se encontram as equipes de trabalho, inclusive com adiamento da implementação do novo regimento interno.
Somando esforços ao movimento de outras regiões fiscais, informamos que:
- faremos greve no dia 20/02/2025;
- encaminharemos todos os processos com pedidos de exoneração das chefias subordinadas as delegacias; e
- encaminharemos os nossos processos com pedido de dispensa da função, reforçando que sem chefias nas equipes, não há possibilidade de continuarmos exercendo o nosso atual cargo.
Desse modo, comunicamos que – doravante – entraremos em modo de “obrigações funcionais mínimas” sobrestando qualquer atividade de gestão nas Delegacias e Alfândegas que não tenha prazo normativo ou legal diretamente definido.
Esperamos que todas as exonerações solicitadas sejam publicadas o mais breve possível.
Respeitosamente,
Vinicius Daniel Fernandes Vieira Delegado-Adjunto – DRF/Anápolis
Vicente de Paulo da Cruz Chagas Delegado – DRF/Brasília
Fabricio Raymundo de Sousa Soares Delegado-Adjunto – DRF/Brasília
Marcus Vinicius Oliveira de Aquino Delegado-Adjunto – ALF/Brasília
Djalma Alencar Lustosa Sobrinho Delegado – DRF/Goiânia
Casimiro de Araújo Neto: Delegado-Adjunto – DRF/Goiânia
Thiago André Hering: Delegado – ALF/Mundo Novo
Thiago Costa Del Vechio: Delegado-Adjunto – ALF/Mundo Novo
Ricardo Wagner Magalhaes Gomes Delegado – DRF/Palmas