Auditores Fiscais protestam em frente ao Ministério da Fazenda

Mesmo com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendendo a greve nas aduanas de fronteiras, portos e aeroportos, a mobilização da categoria continua firme. Nessa quarta-feira (11/6), auditoras e auditores fiscais de todo o Brasil se reuniram em um ato nacional em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília, para exigir o reajuste do vencimento básico.
Para o presidente da Delegacia Sindical de Brasília, Antônio Elias de Oliveira Costa, a decisão judicial não inviabiliza a continuidade da mobilização.
“Nossa reivindicação principal é o reajuste do nosso vencimento básico. Todas as categorias do Executivo federal tiveram negociações com reajustes. Nós, tivemos zero”, afirmou.

Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Durante o protesto, o comando da mobilização grevista foi recebido pela cúpula da Receita Federal. Segundo os servidores, ao final da reunião, o governo apresentou apenas uma proposta voltada à melhoria do plano de saúde, considerada insuficiente diante da pauta de reivindicações da categoria.
O coordenador nacional da mobilização, Marcos Dantas, reiterou o compromisso da categoria com a legalidade, mas reforçou que a mobilização seguirá ativa.
“Nós, auditores, cumpriremos a decisão judicial em relação à greve, mas vamos manter a mobilização até a vitória. Nosso trabalho é intelectual. Eu preciso buscar elementos, buscar arrecadação, fatos de maneira muito ativa e enérgica. Se não houver motivação para o servidor, a consequência vai ser uma queda na arrecadação”, alertou.
Dantas também classificou como antidemocrática a iniciativa do governo de recorrer ao Judiciário, uma vez que as negociações estavam em andamento. “Mas tenha certeza de que a mobilização vai continuar, aliás, ela vai se intensificar. E o reflexo disso será a queda na arrecadação”, acrescentou.
Segundo o Sindifisco Nacional, a entidade já apresentou embargo de declaração contra a decisão do STJ. A mobilização inclui todos os segmentos da carreira: ativos, recém-nomeados e aposentados.
Para mais informações sobre o Ato Público, leia em: https://www.metropoles.com/distrito-federal/auditores-da-receita-federal-mantem-greve-e-fazem-manifestacao